quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Arroz de polvo

Com toda esta loucura (leia-se, ansiedade!) do arranque do ano lectivo, não tenho dado a devida atenção à outra ginja cá de casa. Não estou a falar do M., claro, pois esse, do alto dos seus 8 meses, sabe (e muito bem) como exigir a atenção e a presença da mãe, do pai e da restante família. :P 

Mas retomando a minha linha de pensamento, ontem decidi compensar a outra ginja e fazer para o jantar algo que há muito não fazia e ele adora: arroz de polvo!

Aproveitando os produtos da parceria com o Arroz Bom Sucesso, a quem aproveito para agradecer, o jantar ficou mesmo muito bom (mas também com um arroz destes outra coisa não seria de esperar!).

Não que dê para provar, mas como os "olhos também comem" aqui ficam umas fotos do meu arroz... :P




As fotos ficaram bem simples para não fazer a minha ginja esperar e também para deixar "brilhar" a minha taça da Bordallo Pinheiro. :P 

Quanto à receita, aqui fica... 

Ingredientes:
1 polvo congelado (até a 1kg)
1,5 copo Arroz agulha Bom Sucesso 
1 cebola
1 dente de alho
1 ou 2 tomates bem maduros
Azeite
1 folha de louro (não se esqueçam de retirar a nervura central)
Coentros q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação tradicional:
Num tacho com água e sal, cozer o polvo e, quando cozido, cortar em pedacinhos;
Entretanto, noutro tacho fazer o refogado com o azeite, a cebola, os alhos e a folha de louro;
Deixar refogar um pouc, juntar o tomate cortado em cubos e deixar, de novo, refogar;
Juntar o arroz e deixar fritar um pouco, mexendo de vez em quando;
Juntar 2 copos da água de cozer o polvo e mais um copo de água (devemos ter em atenção que podemos ter de acrescentar água ao longo da cozedura de modo ao arroz cozer e ficar "malandrinho");
Temperar com sal e pimenta e deixar cozer, aproximadamente, 15 minutos;
Passado este tempo, adicionar o polvo, deixar levantar fervura e juntar os coentros picados.
Depois disso, desligar o lume e tapar o tacho e esperar um ou dois minutos antes de servir.
Bom apetite!!! :)

1 comentário:

  1. Também é um dos pratos preferidos do meu filho! :) Ficou com excelente aspeto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)