Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Compota de morangos (com pectina Condi)

Quando tenho muitos morangos e não os quero deixar estragar opto por, ou congelar ou fazer compota.
Esta receita de compota foi adaptada da do livro base da Bimby, mas desta vez usei pectina que me foi enviada pela Condi.
Com a adição de uma saqueta de pectina a compota não precisa de "ferver" tanto, fazendo-se bem mais rápido.




Ingredientes:
500g de morangos
250g de açúcar Sidul
Pectina Condi

Preparação Bimby:
Pode simplesmente seguir as instruções presentes na embalagem de pectina ou, como eu, optar por fazer um pouco diferente... Nesse caso, no copo juntar todos os ingredientes e programar 10 seg /vel 5 (se quiser encontrar pedaços no doce, guarde uma parte dos morangos e acrescente só no passo seguinte);
Programar 10 min /varoma /vel 1 e substituir o copo de medida pelo cesto (este passo permite uma maior/ mais rápida evaporação).
No final do tempo, verificar se a compota apresenta a consistência desejada e, se necessário, programar mais 5 min /varoma /vel 1 (normalmente, não é necessário, mas depende dos morangos e do gosto de cada um!!!).
Quando o doce estiver pronto, colocar nos frascos esterilizados, tapar enquanto quentes (para diminuir a proliferação bacteriana) e colocar os frascos ao contrário (o que cria um "vácuo natural" que ajuda a conservar o doce).

Nota: O facto de se reduzir a quantidade de açúcar, diminui também o tempo de conservação da compota, uma vez que é o açúcar o responsável pela conservação. Daí que esta deva ser guardada no frigorífico. Se quiserem uma receita de compota que aguente mais tempo, terão de aumentar bastante a quantidade de açúcar.

3 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)