Páginas

sábado, 4 de novembro de 2017

Doce de framboesa

Hoje trago-vos mais um doce, desta vez de framboesa. Não costumo fazer este doce, penso mesmo que é  a primeira vez, porque gosto tanto de framboesa que, quando me apercebo, já as comi todas.
Mas desta vez, como tinha bastantes, deu para comer e fazer o doce!!! 




Este é  daqueles frutos que para além de muito saboroso e versátil apresenta também muitos benefícios em termos nutricionais. Para além de serem ricas em antioxidantes têm ainda um elevado teor de vitamina C, e quantidade consideráveis de ácido fólico, ferro e potássio.
Nesta zona temos uma empresa que dedica à produção da framboesa, a Red Blue Ibéria, e é a eles que compro porque sei que são de excelente qualidade.
Quanto à receita, segui a que costumo fazer para o doce de morango, aqui fica.
Espero que gostem!!! ❤

Ingredientes:
500g de framboesa
200g de Açúcar para compotas (com pectina)

Preparação Bimby:
No copo juntar todos os ingredientes e programar 10 seg /vel 5;
Programar 15 min /varoma /vel 1 e substituir o copo de medida pelo cesto (este passo permite uma maior/ mais rápida evaporação).
No final do tempo, verificar se o doce apresenta a consistência desejada e, se necessário, programar mais 5 min /varoma /vel 1 (normalmente, não é necessário, mas depende do gosto de cada um!!!).
Quando o doce estiver pronto, colocar nos frascos esterilizados, tapar enquanto quentes (para diminuir a proliferação bacteriana) e colocar os frascos ao contrário (o que cria um "vácuo natural" que ajuda a conservar o doce).

Nota: O facto de se reduzir a quantidade de açúcar, diminui também o tempo de conservação do doce uma vez que é o açúcar o responsável pela conservação. Daí que esta deva ser guardada no frigorífico. Se quiserem uma receita de doce que aguente mais tempo, terão de aumentar bastante a quantidade de açúcar.

3 comentários:

  1. Adoro compotas mas raramente como simples mas sim acompanhadas de uma bela fatia de queijo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu compro à Fernanda Falcão; ela e o marido produzem umas framboesas maravilhosas. É, de facto, uma fruta fantástica. Costumo comprar em grandes quantidades e congelo para ir fazendo gelados 😜

    ResponderEliminar
  3. Tem uma cor hipnotizante!!!! Não consigo parar de olhar!!!! 😋

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)