Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Compota "rápida" de morango

Para quem aprecia doces e compotas, esta é uma boa maneira de gastar os morangos.
No meu caso, na altura em que os morangos abundam, arranjo-os e congelo-os. Assim, em qualquer altura do ano, tenho morangos para fazer, por exemplo, uma compota caseira.
Esta receita de compota baseia-se na receita do livro base da Bimby, mas, como não podia deixar de ser, adaptei-a ao gosto cá de casa!!!
Além disso, costumo usar Açúcar para Compotas da Sidul. 
Este açúcar  é próprio para doces e compotas pois apresenta um componente, a pectina, que existe na parede das células dos vegetais, e cuja finalidade é aumentar a consistência (daí que a compota se faça mais rapido!!!).




O que acham das novas fotos?!?
Se quiserem experimentar, aqui fica a receita...

Ingredientes:
500g de morangos
250g de Açúcar para compotas da Sidul 
1/2 limão descascado (sem parte branca nem caroços)

Preparação:
No juntar todos os ingredientes e programar 10 seg /vel 5 (se quisermos encontrar pedaços no doce, guarde uma parte dos morangos e acrescente só no passo seguinte);
Programar 15 min /varoma /vel 1 e substituir o copo de medida pelo cesto (este passo permite uma maior/ mais rápida evaporação).
No final do tempo, verificar se a compota apresenta a consistência desejada e, se necessário, programar mais 5 min /varoma /vel 1 (normalmente, não é necessário, mas depende dos morangos e do gosto de cada um!!!).
Quando o doce estiver pronto, colocar nos frascos esterilizados, tapar enquanto quentes (para diminuir a proliferação bacteriana) e colocar os frascos ao contrário (o que cria um "vácuo natural" que ajuda a conservar o doce).

Nota: O facto de se reduzir a quantidade de açúcar, diminui também o tempo de conservação da compota, uma vez que é o açúcar o responsável pela conservação. Daí que esta deva ser guardada no frigorífico. Se quiserem uma receita de compota que aguente mais tempo, terão de aumentar bastante a quantidade de açúcar.

2 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)