Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Francesinha à moda do Porto

Gosto de "Francesinha", pronto...
E, uma vez por outra, quando se está mesmo com muita vontade (não vou dizer desejos pois ainda ficam com ideias erradas).
 Mas até se percebe, depois da semana que passei com o internamento do M*...
Além disso, um colega de trabalho (do Porto, claro!)  trouxe-me um pouco de molho para francesinha caseiro e depois de o experimentar fiquei com vontade de tentar fazer uma fancesinha do "zero" (leia-se, com molho e tudo...)...
O que custa realmente acertar, a meu ver, é o molho e não propriamente a parte da "montagem" do pão, bife, salsicha fresca, linguiça e queijo...
Não podendo sair de casa, lá me debrucei sobre o assunto e saíram as minhas primeiras francesinhas...
Como não fazia a mínima ideia por onde começar, segui uma receita do site da Teleculinária (não esqueçam que somos Blog In Teleculinária!).



 E, para a marmita (a minha SmartBneto), fiz uma "meia-francesinha"... 
Coube perfeitamente e soube-me que "nem ginjas"!
 


Para as batatas fritas (sim, francesinha tem mesmo de ser acompanhada por batata frita aos palitos!!!) contei com a preciosa ajuda do meu cortador V3 DA Börner
Et voilá, palitos direitinhos prontos em instantes!!! :)

Há quem pergunte onde tenho tempo para o blog (trabalhando, sendo mãe, etc) mas, na verdade, estes acessórios poupam-nos imenso tempo, para além de tudo ficar mais bonito.


Quanto à receita, e como já referi, segui a do site da Teleculinária...

Ingredientes:
6 fatias de pão de forma
8 fatias de queijo (usei Limiano light)
2 bifes de vaca pequenos
2 salsichas frescas
2 linguiças
2 fatias de fiambre
Sal q.b.
Pimenta Suldouro q.b.
Para o molho
1 cebola
4 dl de cerveja
3 colheres (sopa) de polpa de tomate Compal da Horta
0,5 dl de brandy
0,5 dl de Vinho do Porto
1 colher (sopa) de margarina (usei Vaqueiro líquida)
1 colher (sopa) de farinha maisena
1 cubo de caldo de carne
1 folha de louro Suldouro
Leite q.b.
Pimenta Suldouro q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Prepare o molho: Descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver. Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Rectifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o Vinho do Porto e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.
Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto.
Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200ºC até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.

1 comentário:

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)