Páginas

terça-feira, 8 de março de 2022

Bolachas Flor (Dia Internacional da Mulher)

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Este dia dia foi instituído pelas Nações Unidas em 1975 para lembrar as mulheres que, ao longo da história, lutaram pelos seus direitos e contra o preconceito. Em homenagem a todas as mulheres fiz este "Ramo de Flores" muito especial.



Hoje é Dia Internacional da Mulher mas este coração de Mulher e Mãe está apertadinho e não me saem do pensamento todas as mulheres, homens e crianças cujos direitos estão a ser violados... Puxa, como é possível em pleno século XXI e na Europa (e durante uma pandemia), que esta guerra esteja a acontecer. Neste momento, rezo pelos que ficaram para lutar pela sua terra e liberdade, pelas mães que tiveram de partir para salvar os filhos deixando os seus companheiros para trás, por quem perdeu tudo de um momento para o outro... Dedico este "ramo de flores" feito com muito amor, a todas as mulheres da Ucrânia... a todos os Ucranianos! 💙💛

Ingredientes:
120g de manteiga à temperatura ambiente
110g de açúcar
10g de açúcar baunilhado Condi
1 ovo
250g de farinha (sem fermento)
½ c. de chá de fermento
1 clara de ovo
200g açúcar em pó Condi
Corante alimentar vermelho Condi
Corante alimentar amarelo Condi
Grajeias Mix Condi

Preparação:
Num a taça bater a manteiga amolecida com o açúcar e o açúcar baunilhado até formar um creme.
Juntar o ovo e mexer até incorporar completamente.
Adicionar a farinha e o fermento e sem amassar demasiado formar uma bola com a massa, envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 2 horas.
Depois disso, estender a massa com um rolo até obter uma espessura de cerca de 5mm e usando cortantes cortar as bolachas.
Depois de cortadas dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante uns 8-10 minutos mas vigiando a cozedura para não ganharem muita cor. As bolachas devem estar moles quando forem retiradas do forno para não ficarem muito duras.
Quando prontas, retirar do forno, deixar arrefecer numa grelha.

Entretanto para o glacé, bater a clara de ovo em castelo bem firme. Depois, ir adicionando aos poucos o açúcar em pó e ir batendo com a batedeira até obter um creme com alguma consistência.
Separar um pouco do glacé para uma tacinha e colocar 2 gotas de corante amarelo. Envolver bem para obter uma cor uniforme e ir acrescentando gotas de corante até obter a cor pretendida. Reservar.
No restante glacé ir colocando, gota a gota, o corante vermelho e mexer até obter um tom rosa (Nota: É preciso ir fazendo gota a gota para não passar a vermelho!).
Colocar cada um dos dois glacés em sacos pasteleiro com bico fino e, com o glacé rosa fazer os contornos da flor, deixando um círculo no meio, e depois preencher. Para uniformizar utilizar um palito.
No centro da flor colocar um pouco do glacé amarelo e decorar com as grajeias.
Colocar as bolachas numa grelha até ao glacé solidificar.

2 comentários:

  1. Ficaram lindíssimas.
    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/03/wrap-de-salmao-e-pasta-de-abacate.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)