Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Tronco de Natal Condi

Há vários anos que tencionava experimentar fazer um tronco de Natal mas, por esta ser uma altura complicada para quem é professor, acabei por nunca ter tempo. Este ano pensei para mim mesma "Tens de arranjar tempo!!!". Embora a custo, lá consegui o tempo para fazer o meu (primeiro) Tronco de Natal (com uma grande ajuda da Condi, claro!!!)...





Se por um lado o meu tronco de Natal ficou bom já as fotos essas, podiam estar melhores... :(
Mas, paciência... Quem sabe para a próxima consigo tirar as fotos ainda de dia!!!
Um conselho, não deixem o bolo cozer demasiado para não ficar seco.
Depois, não se esqueçam de enviar as vossas fotos. Prometo que publico todas!!! ❤

Ingredientes:
Para o bolo
Preparado para Bolo de Chocolate com Pepitas de chocolate Condi
4 ovos
125g de margarina amolecida
2 colheres de sopa de leite
Margarina q.b. para untar a forma
Farinha q.b. para polvilhar

Creme de cacau 
50g Cacau magro Condi
40g margarina
70g açúcar
40ml leite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Untar um tabuleiro e polvilhar com farinha.
Numa tigela adicionar 4 ovos, 125g de margarina amolecida e 2 colheres de sopa de leite ao conteúdo da saqueta de preparado. 
Com a batedeira elétrica, à velocidade mínima, misturar até juntar todos os ingredientes. Bater seguidamente durante cerca de 5 minutos à velocidade máxima. 
Juntar as pepitas de chocolate ao preparado e mexer até ficar homogéneo e verter a massa na forma. 
Levar a cozer entre 15-20 minutos (o tempo depende do forno). Após este período verificar se o bolo está cozido. 
Entretanto, preparar o creme de cacau a usar para o recheio e cobertura. Para isso, derreter a margarina (em banho-maria ou no microondas), colocá-la num tacho, adicionar os restantes ingredientes e levar ao lume brando, mexendo frequentemente. Quando o creme já estiver espesso, retirar do lume e reservar.
Retirar bolo do forno e desenformar sobre um pano humedecido, colocar o recheio e enrolar de imediato. Deixar arrefecer.
Recobrir com o resto do creme de cacau e terminar fazendo efeitos com o garfo. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

As últimas compras do ano na DeBORLA... (ou talvez não!)

Hoje foi dia de ir às compras à DeBorla!!!
Como sempre, lá fui eu super feliz...
Desta vez, levava na ideia comprar umas mini-cocottes lindas que tinha visto mas, para meu azar, já não havia!!! Não admira... Lindas e baratas, fazem a delícia de qualquer cozinheira!!! 
Mas se pensam que vim de mãos vazias, desenganem-se...
Foi só virar-me para o lado e lá estava este conjunto de louça vermelha "a chamar por mim". Para além da louça, "apaixonei-me" por esta rosa de serrapilheira com purpurinas... É linda!!! Vou usá-la imenso nas fotos desta quadra natalícia e depois, ainda vai ser um dos apontamentos da mesa de Natal.



Para além destas louças, comprei um conjunto de canecas super amorosas e umas formas em cartão para fazer os panetones que vou oferecer!!! Penso que estas canecas são completamente à imagem" do blog e podem fazer toda a diferença na apresentação de uma receita!!!



Mas não pensei apenas no decor do blog e da mesa de Natal...
Trouxe também uma assadeira vermelha, umas formas retangulares para tartelettes e um funil-espremedor fantástico para citrinos (a falta que ele me fez no fim-de-semana quando fiz o glacé para as bolachinhas!).


Perguntam vocês se esta Ginja e o seu blog poderiam viver sem a DeBorla?!?
Poder, podiam... mas não seria a mesma coisa!!!
Obrigada, Deborla!!! ❤

(PS: Talvez ainda passe na DeBorla antes do final do ano para ver se as cocottes chegaram!!!)

domingo, 11 de dezembro de 2016

Árvores de bolachas de cacau

Os feriados e fins de semana antes do Natal são altura ideal para juntar a criançada e fazer bolachas. Pelo menos aqui em casa, o M* aderiu à ideia e no final comemos as ditas bolachinhas.
A sugestão de hoje é fazer uma árvore de Natal de bolachas de cacau magro
No final até a podem decorar com glacé, glitters ou missangas comestíveis!!!
A nossa árvore de Natal de bolachas ficou assim...





O que acham?!?
Ficaram convencidos?!? 
Esta é apenas uma sugestão de decoração vocês podem (e devem) fazer a vosso gosto!!!
Verão que fará sucesso com a criançada.

Ingredientes:
250g de farinha (tipo 65)
50g de cacau em pó magro Condi
1 colher de chá de fermento em pó p/ bolos
1 pitada de sal
130g de manteiga fria
200g de açúcar amarelo (eu tirei 25g!)
1 c. chá de essência de baunilha
1 ovo médio
Glacé real
Corante alimentar Condi
Decorações diversas

Preparação tradicional:
Numa tigela misturar a farinha, o cacau, o fermento e o sal.
Em outra tigela, misturar a manteiga com o açúcar até obter um preparado fofo. Adicionar o ovo e a essência de baunilha e voltar a misturar.
Juntar a mistura da farinha, cacau, fermento e sal até bater até à massa ficar homogénea.
Retirar, envolver em película aderente e achatar a massa. Levar ao frigorífico durante 1 hora.
Após este tempo pré-aquecer o forno a 180°C.
Estender metade da massa sobre uma folha de papel vegetal e ir cortando as bolachas com os cortantes em forma de estrela de tamanho diferentes (2 de cada tamanho).
Colocar a folha de papel vegetal no tabuleiro e levar ao forno (a 180ºC) durante uns 10-15 minutos.
No final, retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer numa grelha.
Quando frias, preparar um glacé espesso, colocar gotas de corante (e misturar) até obter a cor desejada e montar e decorar a árvore de bolachas.

Preparação Bimby:
Colocar no copo a farinha, o cacau, o fermento e o sal e programar 10 seg/ Vel 6. Retirar e reservar.
Colocar no copo a manteiga e o açúcar e bater 1 min/ Vel 4. Adicionar a essência de baunilha e o ovo e envolver 20 seg/ Vel 4.
Adicionar a mistura de farinha reservada e programar 10 seg/ Vel 6. Baixar com a espátula o que ficou na parede do copo e programar mais 10 seg/ Vel 6.
Retirar, envolver em película aderente e achatar a massa. Levar ao frigorífico durante 1 hora.
Após este tempo pré-aquecer o forno a 180°C.
Estender metade da massa sobre uma folha de papel vegetal e ir cortando as bolachas com os cortantes em forma de estrela de tamanho diferentes (2 de cada tamanho).
Colocar a folha de papel vegetal no tabuleiro e levar ao forno (a 180ºC) durante uns 10-15 minutos.
No final, retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer numa grelha.
Quando frias, preparar um glacé espesso, colocar gotas de corante (e misturar) até obter a cor desejada e montar e decorar a árvore de bolachas.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Bolachas de cacau... natalícias (ou talvez não...)- Versão Bimby

Apesar do acréscimo de trabalho que um professor tem no final de cada período, no feriado decidi fazer umas bolachas de cacau natalícias
Depois da massa feita e estendida, e já com os cortantes a posto, chamei o M* para vir fazer as bolachinhas comigo. Ele não só veio a correr como participou entusiasticamente!!! O único problema foi que era suposto serem bolachas Natal mas o M* decidiu experimentar um sem fim de outros cortantes.
Assim, aqui estão a minhas bolachas (de cacau) de Natal...




E aqui estão as bolachas do M*... ❤



A verdade, é que com formato de Natal ou não, estas bolachinhas ficaram deliciosas porque, e acima de tudo, foram feitas com muito Amor!!!
As decorações, bola, pratos em forma de estrela (que adoro!!!) e a caixinha das bolachas são da DeBorla!!!
Se experimentarem depois, digam-me o que acharam...
Beijinhos!!! ❤

Ingredientes:
250g de farinha (tipo 65)            
50g de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó p/ bolos (usei Vahiné)
1 pitada de sal (usei Marnoto By Necton)
130g de manteiga fria
200g de açúcar amarelo (eu cortei um pouco no açúcar!)
1 c. chá de essência de baunilha
1 ovo médio 

Preparação Bimby:
Colocar no copo a farinha, o cacau, o fermento,e o sal e programar 10 seg/ Vel 6. Retirar e reservar.
Colocar no copo a manteiga e o açúcar e bater 1 min/ Vel 4. Adicionar a essência de baunilha e o ovo e envolver 20 seg/ Vel 4.
Adicionar a mistura de farinha reservada e programar 10 seg/ Vel 6. Baixar com a espátula o que ficou na parede do copo e programar mais 10 seg/ Vel 6.
Retirar, envolver em película aderente e achatar a massa. Levar ao frigorífico durante 1 hora.
Após este tempo pré-aquecer o forno a 180°C.
Estender metade da massa sobre uma folha de papel vegetal e ir cortando as bolachas com os cortantes.
Colocar a folha de papel vegetal no tabuleiro e levar ao forno (a 180ºC) durante uns 12-15 minutos.
No final, retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer numa grelha.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cebolada de salsichas com ovo e batatas fritas


Quando estou cansada nada como "comida de conforto" para alegrar o estômago! 
Não tem de ser obrigatoriamente um doce pode ser uma refeição da qual eu goste muito... :)
Foi o que aconteceu com esta refeição bem fácil e rápida, chamo-lhe cebolada de salsichas com ovo e batatas fritas.






Com as batatas crisp da McCain, adequadas para confeccionar no forno, conseguimos batatas fritas às rodelas com um baixo teor de gordura.
As louças, como de costume, são da DeBorla e para cortar a cebola em rodelas finas e da mesma espessura usei a minha mandolina da Börner <3 p="">(ver aqui).
No que respeita à receita é bastante fácil, a maior dificuldade acabam por ser as quantidades mas vou tentar... 
Ingredientes: (para 2 pessoas)
2 cebolas
1 lata de tomate em pedaços
Polpa de tomate Compal da Horta 
1 lata de salsichas
2 ovos
Azeite q.b.
Sal Marnoto (By Necton) q.b.
Pimenta Suldouro q.b.
Batatas Crisp McCain
Manjericão para decorar

Preparação:
Pré aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar as batatas McCain e reservar. Quando o forno estiver quente, colocar o tabuleiro com as batatas e deixar durante o tempo referido na embalagem. 
Entretanto, cortar a cebola em rodelas mais ou menos finas e colocar numa panela com o azeite. Deixar refogar durante uns minutos (eu deixo a cebola ficar alourada);
Adicionar o tomate em pedaços e, um pouco de polpa de tomate, temperar com sal e pimenta e deixar refogar mais uns minutos (Se começar a "secar" demais acrescentar um pouco de água);
Quando o tomate estiver quase pronto, e se necessário, rectificar os temperos, adicionar as salsichas, partir os ovos e deixar "escalfar";
Quando os ovos estiverem prontos, servir sobre uma cama de batatas fritas e pode enfeitar com manjericão!!!

O produto Marnoto que usei:

domingo, 4 de dezembro de 2016

Clafoutis de maça e nozes

Mais um fim de semana que passou a correr mas com a decoração da a Árvore de Natal entramos realmente em "Modo Natal". Ainda assim, houve tempo para me dedicar à cozinha como foi o caso deste Clafoutis de maçã e nozes!






Para cortar a maçã em lamelas perfeitas, usei a minha mandolina da Börner (aqui).
Para quem não sabe, eu nasci em França e essa minha vivência acaba (também) por influenciar as minhas receitas. Além disso, adoro a combinação da maçã com as nozes.
Não sei se gostaram mas aqui está uma sugestão agradável mas que não é um grande pecado!!!

Ingredientes:
3-4 maçãs
50g de açúcar (quem gostar das coisas bem doces aumentar um pouco!!!)
125g de farinha
3 ovos
330g leite (cerca de 3 dl)
1 pitada de sal
Nozes em pedaços q.b.
Açúcar para polvilhar

Preparação Bimby:
Colocar no copo a farinha, o sal e o açúcar e programar 15 seg/ vel 3;
Adicionar os ovos e programar 2 min/ vel 5;
Juntar o leite e programar 2 min/ vel 5;
Descascar as maçãs e cortá-las em lamelas com ajuda da mandolina (usei a minha Börner). Colocar nas forminhas untadas com manteiga e adicionar as nozes.
Verter o preparado sobre as maçãs, polvilhar com açúcar e levar ao forno, pré-aquecido a 180º até estarem cozidos (fazer o teste do palito).

Preparação tradicional:
Colocar num recipiente a farinha, o sal e o açúcar e com a ajuda de uma batedeira misturar;
Noutro recipiente, bater muito bem os ovos e adicionar à farinha (+sal+açúcar). Misturar de novo com a batedeira;
Juntar o leite e misturar com a batedeira a uma velocidade superior até à mistura ficar homogénea;
Descascar as maçãs e cortá-las em lamelas com ajuda da mandolina (usei a minha Börner). Colocar nas forminhas untadas com manteiga e adicionar as nozes.
Verter o preparado sobre as maçãs, polvilhar com o açúcar e levar ao forno, pré-aquecido a 180º durante, até estarem cozidos (fazer o teste do palito).

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Bolos de arroz

Dezembro chegou e com ele o um novo "Dia um... Na cozinha" cujo tema são presentes comestíveis. Há uns meses que não tenho conseguido participar neste evento e já andava com saudades. Além disso, adoro oferecer presentes comestíveis, "Home made".
Embora eu costume fazer bolachas para oferecer, desta optei por fazer uns bolos de arroz, super mimosos.
Na verdade, nem sei se vão chegar a ser oferecidos porque todos cá em casa, inclusive o M*, gostaram bastante e eles vão desaparecendo a pouco e pouco... 




Nada como presentes caseiros, feitos com muito Amor!!!
A receita que segui foi a do livro Bimby, dicas e truques e etc e,como era a primeira vez, segui a receita (quase) à risca.

Ingredientes: (10 bolos de arroz)
Casca limão de 1/2 limão
160 g açúcar (mais para polvilhar)
80g manteiga
3 ovos
100 g leite
150g de farinha tipo 55
80 g farinha de arroz
1 c. chá fermento para bolos (usei Vahiné)

Preparação Bimby:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Forrar com tiras de papel vegetal a lateral dos aros para bolos deixando o papel vegetal 1 cm acima do topo do aro. Reservar.
Colocar no copo o açúcar e a casca de limão e pulverizar 10 seg/vel 9.
Junte a manteiga, os ovos, o leite e programar 3 min/37°C/vel 3.
Em seguida junte as farinhas, o fermento e programar 10 seg/vel 3.
Distribuir a massa pelos aros e polvilhar com bastante açúcar e levar ao forno a 200ªC, durante 5 minutos. Depois reduza a temperatura do forno para 180ºC e deixar durante mais uns 10 minutos.
Retirar e deixar arrefecer.
https://www.facebook.com/groups/diaumnacozinha/