Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bacalhau escondido

Não sei se acontece com vocês mas, por aqui, por vezes não sei muito bem o que fazer para o jantar. Foi o que aconteceu na sexta-feira passada mas, ao fim de algum tempo, lá me decidi a fazer um bacalhau no forno, com puré, ao qual optei por chamar "bacalhau escondido".
É mais uma possibilidade de se preparar bacalhau e, até o M* gostou.





Neste caso, o bacalhau, em postas e acompanhado por cebolada e tomate, está rodeado (e recoberto) por puré de batata indo ao forno apenas a dourar um pouco. Para a cebolada contei mais uma vez com a ajuda da minha mandolina da Börner.
O resultado final é um prato bonito e saboroso.

Ingredientes: (4 porções)
2 embalagens de Supremas de Bacalhau Pescanova
2 cebolas
Polpa de tomate Compal da Horta q.b.
35g de azeite
1kg de batatas
400g  de leite
30g  Vaqueiro líquida
Noz moscada e pimenta Suldouro q.b.
Sal q.b.
Azeitonas pretas (para decorar)

Preparação:
Deixar descongelar as supremas de bacalhau e dispo-las na varoma, encaixar no copo com 500 g de água e programar 20 min/ varoma/ vel 2; Retirar e reservar;
Descascar e lavar as batatas, cortar em pedaços, deitar no copo, juntar o leite e programar a 30 min/ 90°C/ vel 1; Adicionar depois a manteiga, temperar com noz-moscada, sal e pimenta e ligar durante 30 segundos na velocidade 4, passando com a espátula a meio; Retirar o puré e reservar.
Descascar as cebolas, cortá-las às rodelas (para isso usei a minha mandolina da Börner!!!) e colocar no copo limpo. Colocar o azeite e programar 5 min/ 100ºC/  vel colher invertida; Acrescentar polpa de tomate (ou tomate em pedaços), a gosto, e programar 5 min/ 100ºC/  vel colher invertida;
Dispor as supremas de bacalhau no meio do tabuleiro de ir ao forno ( ou pratos de forno individuais), colocar por cima a cebolada e rodear (e recobrir) com o puré (Nota: Pode dispor o puré de batata utilizando um saco de pasteleiro com boquilha frisada).
Levar ao forno pré-aquecido a 220°C ou na função grill até ficar douradinho. Retirar do forno e servir decorado com azeitonas pretas.

7 comentários:

  1. Hoje o almoço também foi bacalhau! Com batata doce! Mas ao contrario do teu, a batata é que estava escondida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bacalhau é sempre uma excelente escolha!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hum...o aspecto é muito bom! Obrigada pela partilha!
    Nina

    ResponderEliminar
  4. Está muito bonita a arte que você fez com o purê! Muito capricho! Um beijo, Ginja!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)