Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pudinzinhos de Halloween

Este fim-de-semana apesar dos projetos culinários que tinha em mente, estive adoentada e não os consegui concretizar. Debilitada, optei por uma receita bem simples mas com a ajuda do M* para os cenários, lá conseguimos...
Aqui estão os nossos singelos pudinzinhos de Halloween em cenário laranja...




... em cenário verde!




Qual preferem?!?
A cor foi dada pelos guardanapos de Halloween da Renova, os copinhos são da DeBorla, as gomas e decorações de Halloween essas, são do M*!!!

Ingredientes:
150g de chocolate Pantagruel 70% cacau
200g de natas para bater
30g de açúcar (se gostarem mais doce coloquem 40g)
300g de leite
1 pacote de cuajada
Bolachas Oreo q.b.
Olhos de goma ou bolachas e lápis pasteleiro (Usei Vahiné) para decorar

Preparação Bimby:
Colocar no copo o chocolate preto, as natas, o leite, o açúcar e a cuajada e programar 5min/ 90ºC/ vel 3; Quando terminar o tempo colocar nos copinhos e levar ao frigorífico;
Separar as oreo, retirar o creme com uma faca e colocar as bolachas no copo da Bimby e triturar 5 seg/vel 5. Na altura de servir, colocar as oreo trituradas sobre o pudin de chocolate e decorar a gosto.

domingo, 30 de outubro de 2016

Feijoada de lulas

Este fim-de-semana estou adoentada e apetece-me "comida de conforto" como esta feijoada de lulas.
Além de gostarmos bastante, as leguminosas são uma excelente fonte de ferro e fibras, constituindo também uma alternativa saudável relativamente a outras fontes de proteínas.
A receita foi adaptada de um blog do qual eu sou seguidora, o blog No Soup for You. :)





Já estamos no final de outubro e estas refeições apetecem-me. 
Quanto à receita aqui fica...

Ingredientes (para 4 pessoas):
2 embalagens de Lulas limpas Pescanova (450g cada)
2 latas de feijão branco Compal da Horta
1 cebola 
2 cenouras grande 
1/2 de chouriço corrente (e coloquei também linguiças mini)
30g Azeite 
50 ml de vinho branco
50 ml de água
50g de polpa de tomate Compal da Horta
Louro em folha (sem a nervura central)
Piri piri e Pimenta q.b.
Flor de Sal Marnoto (By Necton)

Preparação Bimby:
Depois de lavar e arranjar as lulas, cortá-las às rodelas;
Colocar no copo a cebola, um bocadinho de chouriço e 1/3 da cenoura e programar 5 seg/ vel 5;
Juntar o azeite e refogar 5 min/ temp100º/ vel 1;
Entretanto, cortar o resto do chouriço e cenoura às rodelas;
Adicionar as rodelas de cenoura e chouriço, as lulas, a polpa de tomate, o vinho, a água, a folha de louro (retirando a nervura central) o piri piri (colocar a gosto, conforme queira mais ou menos picante), o sal, a pimenta e programar 30 min/ temp 100º/vel colher inversa.
Durante a cozedura verificar se necessita de acrescentar líquido...
Quando o tempo terminar, certificar-se de que as lulas estão cozidas, caso contrário, programar mas uns minutos.
Por fim, juntar o feijão branco e programar 6 min/ temp 100º/ vel colher inversa. 

Preparação tradicional:
Depois de lavar e arranjar as lulas, cortá-las às rodelas;
Picar a cebola, ralar um pequeno pedacinho de cenoura e de chouriço. Refogar tudo com azeite, até a cebola ficar translúcida;
Entretanto, cortar o restante chouriço e cenoura em rodelas;
Adicionar as rodelas de cenoura e chouriço, a polpa de tomate, o vinho, a água, a folha de louro (retirando a nervura central) o piri piri (colocar a gosto, conforme queira mais ou menos picante), o sal, a pimenta. Envolver e deixar levantar fervura;
Acrescentar as lulas, tapar e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos (até as lulas estarem cozidas). Durante a cozedura verificar se necessita de mais líquido;
Por fim, juntar o feijão branco e cozinhar mais uns 6 minutos e servir...
Bom apetite!!! :*

                                                                                                                  O produto Marnoto que usei: 

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Halloween com Renova...

O Halloween está a chegar e, embora não seja uma celebração "nossa" penso que está cada vez mais em voga.
Que o diga o M* que, e apesar de ainda nem ter 4 anos, ADORA, o Halloween!!!
Durante a semana, ao ver numa montra alguns artigos/ decorações de Halloween não resisti a comprar sabendo que iria fazer a alegria do meu filhote. 
Agora, imaginem quando recebo uma caixa, da Renova, com guardanapos (lindos!!!!) ilustrados com teias de aranha, abóboras, esqueletos e gatos pretos!!!
O M* foi logo buscar as suas aranhas e abóboras e começou a ajudar-me montar o cenário!!!


Estes guardanapos são o ideal para uma festa ou jantar temático!!!
No fim-de-semana vou ver se consigo entrar em "modo Halloween" não podendo faltar as habituais “doçuras ou travessuras”.
Estes e outros produtos estão disponíveis em várias superfícies comerciais  ou online em myrenova.com.
Obrigada, Renova pelo miminho!!!
Não tarda estou de volta com alguma sugestão "assustadora"!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pão com nozes no pyrex

Hoje o dia esteve cinzento!!!
Como já disse, adoro as cores do Outono mas o frio e a chuva, mesmo sabendo que são necessários, eu dispenso.
Tentando ver o lado positivo, até apetece ligar o forno e hoje vamos ter pão com nozes (no pyrex).





O pão ficou lindo mas acima de tudo é um pão que não precisa nem de levedar nem de forno pré-aquecido. É preparar a massa e colocar logo no forno! E ainda morno, com manteiga... adoro!!!

Ingredientes:
175 g de água
310 g de farinha
20 g de azeite
1 saqueta de fermento de padeiro Condi
1 colher de chá de sal
Miolo de noz q.b.
Óleo em spray q.b.

Preparação Bimby:
Colocar no copo, a água, o azeite, o fermento e programar 2 min/ 37Cº /vel. 2;
Adicionar a farinha e o sal e programar 10 segundos/ vel 6. De seguida,, programar 2 min/ vel. Espiga; Se a massa descolar das paredes do copo, está pronta. Caso esteja pegajosa, adicionar um pouco mais de farinha. 
Adicionar o miolo de noz e programar 30 seg/ vel Espiga;
Colocar nas mãos um pouco de farinha e no local onde se vai trabalhar a massa. Retirar a massa do copo e dar-lhe uma forma redonda. Pincelar com azeite, polvilhar com farinha e dar uns golpes (por exemplo, tipo em cruz) com uma faca.
Colocar num pyrex com tampa  untado com óleo em spray.
Colocar no forno frio, sem pré-aquecer, a 220 Cº, cerca de 40 minutos.

sábado, 22 de outubro de 2016

Lasanha de salmão e espinafres

Fim de semana é sempre bom mas este tem um sabor especial pois a minha mãe veio passar uns dias connosco. 
E então com chuva a cair só apetece estar em casa e cozinhar para a família.
O almoço foi uma lasanha de salmão e espinafres acompanhado de conversa animada! Tão bom!!!




Ficou mesmo muito bom!!!
Já queria experimentar esta receita há algum tempo mas hoje foi o dia...
A mistura entre o sabor do salmão e dos espinafres resulta muito bem!!!
A receita foi adaptada da Teleculinária Especial Robot de Julho e é para repetir.

Ingredientes:
Folhas de lasanha fresca q.b. (depende do foprmato e tamanho do tabuleiro)
1 embalagem de Medalhões de Salmão Pescanova (400g)
200g de queijo ricota
1 embalagem de espinafres 
1 cebola
2 dentes de alho
500g Bechamel (ver receita aqui)
Queijo mozzarella ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação Bimby:
Colocar no copo a cebola e 1 dente de alho, juntar um pouco de azeite e programar 15 seg/ vel 4. De seguida, programar 3 min/ 100ºC/ vel 1;
Cortar os medalhões de salmão em cubos, temperar com sal e pimenta, juntar ao copo e programar 5 min/ 100ºC/ vel colher inversa; Retirara e reservar.
Saltear os espinafres numa frigideira , com um pouco de azeite e o restante alho picado. Colocar, de seguida, no copo limpo, adicionar o queijo e programar 3 min/ 100ºC/ vel 1. No final, temperar com sal e pimenta. 
Num tabuleiro do forno, dispor camadas alternadas de massa de lasanha, salmão, espinafres e bechamel. No final polvilhar com queijo mozzarella ralado e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Arroz de marisco {Pescanova}

Há dias em que temos de correr para conseguir fazer tudo o que tínhamos planeado...
O dia de ontem foi um destes dias...
Por essa razão optei por um jantar bem fácil e que não me desse muito que pensar.
Espreitem aqui...




Receita?!?
Ingredientes: (para 3-4 pessoas)
1 cebola grande
1 dente de alho
1 c. de sopa de cebola
1 tomate maduro
sal e piri-piri q.b.
2 ½ chávenas de água
1 chávena de arroz
coentros q.b.

Preparação:
Refogar no azeite a cebola e o dente de alho bem picados, até alourar;
Pelar o tomate, picar e adicionar ao refogado;
Entretanto, descongelar uma embalagem de Arroz de Marisco Pescanova. Juntar os mariscos ao refogado e mexer;
Com o lume brando, tapar o tacho e deixar apurar durante, aproximadamente, 5 minutos;
Adicionar as chávenas de água quente e o molho que vem na bolsa dentro da embalagem de Arroz de Marisco Pescanova e juntar ao marisco;
Quando começar a ferver juntar o arroz e mexer. Quando retomar a fervura, deixe cozer tapado durante 10 minutos. Cerca de 5 minutos antes de terminar a cozedura, adicionar o miolo de camarão descongelado. Retirar do lume, polvilhar os coentros picados e servir.

domingo, 16 de outubro de 2016

WBD 2016: Pãezinhos de leite com pepitas de chocolate

Hoje é Dia Mundial da Alimentação e também o World Bread Day, ou seja, Dia Mundial do Pão.
Há alguns anos atrás, a União Internacional de Padeiros e Pasteleiros (IUB) declarou o dia 16 de Outubro como o Dia Mundial do Pão e, desde 2006, centenas de bloggers de todo o mundo celebram este dia fazendo pão e publicando as respectivas fotos e receitas nos blogs (ver convite aqui)
No ano passado participei pela primeira vez (podem ver a receita aqui) e este ano juntei-me uma vez mais à comemoração, desta vez, com uns pãezinhos de leite com pepitas de chocolate.



O tempo foi pouco para as fotos mas o importante mesmo, foi participar!!!

Ingredientes:
110 g de leite meio gordo à temperatura ambiente
1 pacotinho de fermento de padeiro
30g azeite ou óleo de girassol (eu usei azeite)
1 gema de ovo
1 colher de sopa de baunilha líquida
250g de farinha
20g de frutose
1 pitada de sal fino
50g pepitas de chocolate
Ovo batido para pincelar

Preparação Bimby:
Pesar as pepitas de chocolate e colocá-las no congelador;
Colocar o leite no copo com o fermento e programar 3 min/ 37Cº/ vel 3;
Adicionar o azeite, a gema de ovo, a baunilha,a farinha, o açúcar e o sal e programar 3 min/ Vel. Espiga;
Retirar massa para uma tigela untada (coloquei óleo em spray) e tapar com papel aderente; deixe repousar até que dobre o seu volume.
Fazer bolinhas com a massa e colocar as pepitas de chocolate com cuidado, deixando algumas pepitas para decorar. Dividi a massa de modo a dar para 12 pãezinhos.
Colocar as bolinhas no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e deixe descansar novamente até que dobre o seu volume.
Pincelar as bolinhas com ovo batido e levar ao forno a 180ºC cerca de 10 minutos.
Receita adaptada do blog Dona Bimby.