Com a chegada do Ano Novo, e depois de alguns excessos nas festas, decidimos voltar a uma alimentação mais equilibrada e saudável. Assim, a não ser que uma data o justifique, doces, só ao fim-de-semana e vou tentar trazer-vos receitas saudáveis.
Uma dessas receitas foi este salmão grelhado acompanhado de puré de batata doce.
Muito versátil, a batata doce é rica em vitamina A (uma batata-doce de tamanho médio fornece quase a dose diária recomendada dessa vitamina), vitamina B6 (que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário) e sais minerais como o cobre (importante para a mineralização dos ossos e qualidade das cartilagens e bom funcionamento do miocárdio), entre outros.
Saudável e saboroso. Até o M* gostou!!!
A maior dificuldade é mesmo descascar e cortar a batata doce mas para a o corte tive a preciosa ajuda da minha mandolina da Börner (ver aqui).
Os medalhões de salmão são os que prefiro pois não têm espinhas e são constituídos pela parte mais suculenta do salmão. A decoração, cocottes incluídas, são da DeBorla!!!
Ingredientes:
1 embalagem de Medalhões de Salmão da Pescanova
400g batata doce descascada
200g de leite
50g de manteiga
Noz moscada q.b.
Pimenta Suldouro q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal Marnoto q.b.
1 embalagem de Medalhões de Salmão da Pescanova
400g batata doce descascada
200g de leite
50g de manteiga
Noz moscada q.b.
Pimenta Suldouro q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal Marnoto q.b.
Preparação:
Colocar a borboleta no copo, a batata doce cortada em rodelas, o leite e o sal e programar 30 min/90ºC/ vel. 1.
Adicionar a manteiga e temperos e programar 30 seg/ vel 3 (Se necessário programar mais uns segundos).
Entretanto, temperar os medalhões de salmão, já descongelados, com sumo de limão e sal e, quando o puré estiver quase prontao, levar a grelhar num grelhador bem quente e servir em conjunto.