Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

Folar de maçã e nozes

Por aqui está sol... Estamos na Primavera e a Páscoa aproxima-se a passos largos.
Esta altura recorda-me um episódio da minha infância quando cheguei a Portugal e senti pela primeira vez o que era a Páscoa.
Lembro-me de ter ficado maravilhada com o facto de, naquela pequena aldeia nortenha, todos abrirem as portas de suas casas para receber o Cristo ressuscitado e quem o acompanhava. A cada casa, aumentava o número de pessoas que acompanhava o "compasso" e, no final, a aldeia estava toda reunida e a alegria era sincera e contagiante.
É claro que a par da parte religiosa há também a tradição gastronómica e se há coisa que rima com a Páscoa são os folares, sejam doces ou salgados!!! A minha sugestão é um folar doce de maçã e nozes combinação que adoro!!! 




Adoro a massa fofa (do folar) e o cheirinho que fica pela casa.
Seja qual for o recheio,  chocolate, gila ou maçã, é sucesso garantido!!! Além disso, estes folares de "flores" ficam lindos em qualquer mesa!!!
Os acessórios usados para a confeção deste folar são da DeBorla e o cake-stand (lindo de morrer!!!) e as flores, também!!! ♥
Se gostam destas massas lêvedas como eu, não hesitem e experimentem pois no final terão a vossa recompensa logo ali!!! ♥
Até breve e, já agora uma boa Páscoa!!!♥


Ingredientes: (Para 7 pessoas)
600g de farinha
175g de manteiga (ou margarina)
150g de Açúcar Amarelo
2-3 maçãs
3 ovos grandes
150 ml de leite morno
1 saqueta de Fermento de Padeiro
1 pitada de sal
Margarina líquida q.b.

Preparação tradicional:
Numa tigela dissolver o fermento no leite morno;
Juntar a manteiga ou margarina derretida, os ovos, a farinha, cerca de 2/3 do açúcar, a pitada do sal e amassar até ficar com uma massa homogénea.
Enrolar a massa e levar a levedar em local morno até dobrar de volume.
Amassar novamente (se a massa estiver pegajosa acrescentar um pouquinho de farinha e amassar) e estender a massa formando um rectângulo.Barrar com margarina líquida, polvilhar com o resto do açúcar, espalhar as nozes e as maçãs, descascada e partidas aos cubos. Enrolar como se fosse uma torta, cortar em fatias grossas e dispor numa forma untada com manteiga ou margarina.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40-50 minutos e servir decorado a gosto.

Preparação Bimby:
No copo colocar o leite e o fermento e programar 3 min/ 37C/ vel 1;
Juntar a manteiga ou margarina derretida, os ovos, a farinha, cerca de 2/3 do açúcar, a pitada do sal e amassar até ficar com uma massa homogénea, começando por programar 1 min/ vel 3 e depois 3 min/ espiga;
Retirar a massa e levar a levedar em local morno até dobrar de volume.
Ao ir estender, se a massa estiver pegajosa acrescentar um pouquinho de farinha e amassar um pouco.
Estender a massa formando um rectângulo. Barrar com margarina líquida, polvilhar com o resto do açúcar, espalhar as nozes e as maçãs, descascada e partidas aos cubos. Enrolar como se fosse uma torta, cortar em fatias grossas e dispor numa forma untada com manteiga ou margarina.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40-50 minutos e servir decorado a gosto.

4 comentários:

  1. Está maravilhoso! Dá vontade de comer uma fatia.
    Beijinhos e Boa Páscoa
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro folares.
    O teu ficou lindo.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei este folar. Tenho umas maçãs a precisar de serem comidas e nozes em casa. Quando voltar, tenho de experimentar esta receita. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)