Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Gateau de semoule avec un coulis de fraise" / bolo de sêmola com coulis de morango

Depois do doce "Beirão" uma sobremesa típica da minha terra natal!!! 
Eu nasci em França, e lá passei os primeiros anos da minha vida. Esses anos deixaram fortes marcas na minha personalidade, gostos e maneira de ser... Uma das coisas que eu adorava (para além do Nuttela que em portugal, na altura não existia!!!) eram os doces e sobremesas francesas. Ainda hoje, gosto imenso da pastelaria francesa!!! A "Galette des roi", o "Flan patissier", o "Gateau de semoule", o "Clafoutis" (de tudo e mais alguma coisa!) entre outros, marcaram a minha infância e, por mais que tente, não lhes consigo resistir...  :P  
E, quando a saudade (e gula!!!) bate, ponho mãos-à-obra e é como se, ainda que por momentos, voltasse ao tempo em que eu e os meus primos (je vous adore, mes cousins!!!) nos divertíamos e nos deliciávamos... 
Saudades desse tempo!!!




Conhecem?!? 
Para quem quiser experimentar, aqui fica a receita... ;)

Ingredientes para o bolo:
1000 g leite (equivalente a 1 litro)
60 g açúcar
7,5 g açúcar baunilhado (equivale a um pacotinho)
125 g de sêmola de trigo fina
2 ovos

Ingredientes para ocoulis de morangos:
175 g morangos
100 g açúcar
sumo de meio limão

Preparação do bolo:
Com a borboleta na bimby colocar o leite, o açúcar e o açúcar baunilhado no copo e programar 2min/ 100ºC/ Vel 1;
Adicionar a sêmola e programar 15min/ 100ºC/ Vel 1;
Bater os ovos e adicionar através do bucal a 5 minutos do final do tempo programado sem parar a Bimby;
Colocar o preparado em forminhas ou em uma forma grande e deixar arrefecer;
Levar ao frigorífico até solidificar;
Servir fresco e colocar por cima o coulis de morango.

Preparação do coulis de morangos:
Cortar os morangos em pedaços;
Colocar os ingredientes no copo e programar 2min/ Vel. 5;
Colocar no frigorífico.
Bon appetit!!! :)

2 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)