Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vulcões de chocolate, petit gateau ou fondant :)

Não sei se há mais gente como eu mas, quando o dia me corre "menos bem", nada melhor para repor as minhas energias e esquecer os problemas (ainda que seja por momentos) do que um bom chocolate ou então um bolinho de chocolate...
Nestes casos, o meu bolinho de eleição é aquele delicioso "petit gateau" também chamado de "fondant" ou vulcão de chocolate... :P 
Simplesmente A-D-O-R-O!!! Este bolinho húmido e com o chocolate a escorrer, é uma tentação!!!
Ai eu, sou mesmo um caso perdido!!! 
Mas vejam esta foto e digam se conseguiam resistir... :P


E como se não bastasse, para o "pecado" ser ainda maior,  eu ainda acompanho esta delícia com uma bola de gelado de nata (sim, já experimentei com vários sabores, mas o gelado de nata é aquele que cai "que nem ginjas"!!! :P)

A receita que costumo usar é a dos "Vulcões de chocolate" do livro Bimby "Massas e doces"... 
Curiosos?!? Então aqui vai...

Ingredientes:
100g de chocolate para culinária Pantagruel
50g de manteiga
3 ovos
50g de açúcar (como já devem calcular eu uso menos do que 50g!!!)
15g de farinha
12 quadradinhos de chocolate a gosto

Preparação:
Aqueça o forno a 180°C;
Colocar o chocolate no copo e triturar 8 seg/ vel.9;
Com ajuda da espátula baixar o que ficou agarrado nas paredes do copo, juntar em seguida a manteiga, os ovos e o açúcar e programar 3 min/ 50ºC/ vel.2;
Adicionar a farinha e programe 10 seg/ vel.3;
Encher formas de queque previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha até meio;
Colocar dois quadrados de chocolate no meio e cobrir com a restante massa;
Levar ao forno cerca de 10 minutos;
Servir morno e acompanhar com uma bola de gelado (como já disse, para mim o sabor que fica melhor é o de nata) e recobrir com um molho de chocolate.

Bom apetite!!! :)
Depois digam o que acharam... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)