domingo, 7 de fevereiro de 2016

Bolo mágico de baunilha

Estou rendida ao bolo mágico... 
Se a versão de chocolate da semana passada me agradou por este de baunilha "apaixonei-me"!!! <3
Fica tãoooooo bom!!!





Mesmo que seja um pouco "temperamental" e que possam não se notar perfeitamente as camadas em todo o bolo, o sabor faz-nos esquecer isso tudo!!! 
E que tal este bolo para saborear a dois no Dia dos Namorados?!?

Ingredientes:
4 ovos
1/2 litro de leite
125g de manteiga derretida e já morna
1 saqueta de açúcar baunilhado Vahiné
1 c. sopa de água
150g de açúcar (usei 110g)
110g de farinha
1 vagem de baunilha Vahiné (a receita referia 2!)
1 pitada de sal

Preparação Bimby:
Abrir a vagem de baunilha a meio e raspar com uma faca. Aquecer o leite com as sementes de baunilha e a vagem aberta. Retirar do lume e deixar em infusão pelo menos durante uma hora (quanto mais tempo ficar em infusão mais intenso o sabor!).
Untar a forma com manteiga (usei uma forma redonda de silicone com 24 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Ligar o forno a 180ºC.
Colocar a borboleta no copo bem limpo e seco e bater as claras, sem o copo, com uma pitada de sal, 8 min/ 37º C/ Vel. 3.5. Retirar e reservar.
Com a borboleta, bater as gemas com o açúcar, o açúcar baunilhado e a água 8 min/Vel. 3.5. Adicionar a manteiga, derretida e apenas morna misturar na Vel 3. Juntar a farinha (peneirada) e o sal e bater mais uns minutos. Retirar do leite as vagens de baunilha e no copo e programar 1 min/Vel. 3.
Colocar numa taça o preparado e incorporar, delicadamente, as claras em castelo reservadas. Deitar a massa na forma untada e alisar a parte superior. 
Levar ao forno, a 150ºC, durante 50 minutos (ao sair do forno o bolo está pouco firme!). levar ao frigorífico pelo menos durante 2 horas ( o ideal é deixar durante a noite) para solidificar a apurar sabores. Servir fresco.

Preparação Tradicional:
Abrir a vagem de baunilha a meio e raspar com uma faca. Aquecer o leite com as sementes de baunilha e a vagem aberta. Retirar do lume e deixar em infusão pelo menos durante uma hora (quanto mais tempo ficar em infusão mais intenso o sabor!).
Untar a forma com manteiga (usei uma forma redonda de silicone com 24 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Ligar o forno a 180ºC. Bater as claras em castelo com o sal e reservar; 
Bater as gemas com o açúcar, o açúcar baunilhado e a água até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionar a manteiga, derretida e apenas morna, e envolver no preparado. Juntar a farinha (peneirada) e o sal e bater mais uns minutos. Retirar do leite as vagens de baunilha e deitá-lo gradualmente na massa, mexendo sempre.
Incorporar as claras em castelo delicadamente no preparado. Deitar a massa na forma untada e alisar a parte superior. 
Levar ao forno, a 150ºC, durante 50 minutos (ao sair do forno o bolo está pouco firme!). levar ao frigorífico pelo menos durante 2 horas ( o ideal é deixar durante a noite) para solidificar a apurar sabores. Servir fresco.
Adaptado daqui.

5 comentários:

  1. Que ótimo aspecto, vou experimentar!
    Referenciei o seu blog no meu: http://ourpicturingdays.blogspot.pt/2016/02/menu-semanal.html

    boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Vou espreitar o seu cantinho...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Humm... Aspecto incrível. Adorei. Sim, uma boa sugestão para saborear a dois.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada é mesmo muito bom!!!
      Beijinhos e boa semana!!!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)