Páginas

sábado, 8 de outubro de 2016

Compota "homemade" de morango

O blog chama-se "As várias faces da Ginja" porque a minha ideia  não era ser apenas um blog de culinária mas um local onde poderia falar do que gosto como é o caso da fotografia e dos meus outros hobbies.
Cozinhar relaxa-me mas adoro a parte da fotografia, do escolher a fita que vou usar, do combinar o prato ou taça com um  tecido, etc.
Quem me conhece ou trabalha comigo, sabe que sou mesmo assim... gosto dos "pormenores" e acho que eles podem fazer a diferença.

Hoje foi dia de compota de morango, feita com uns morangos do nosso quintal (que congelei...) feita com muito amor!!!





O que acharam?!?
Os frascos são da DeBorla, como já referi em outros posts mas também quero dizer obrigada ao meu amigo Célio do blog Sweet Gula, blog que sigo e adoro. Para além de fotos que dão vontade de comer, é uma pessoa super fantástica.
 Ter um blog já me permitiu conhecer pessoas fantásticas e o Célio é uma delas.
Gostaram das fotos e da receita?!? Então, partilhem e ajudem o blog a crescer!!!
Obrigada!!! <3 p="">
Ingredientes:
500g de morangos
250g de Açúcar para compotas (com pectina)
1/2 limão descascado (sem parte branca nem caroços)

Preparação Bimby:
No copo juntar todos os ingredientes e programar 10 seg /vel 5 (se quiser encontrar pedaços no doce, guarde uma parte dos morangos e acrescente só no passo seguinte);
Programar 15 min /varoma /vel 1 e substituir o copo de medida pelo cesto (este passo permite uma maior/ mais rápida evaporação).
No final do tempo, verificar se a compota apresenta a consistência desejada e, se necessário, programar mais 5 min /varoma /vel 1 (normalmente, não é necessário, mas depende dos morangos e do gosto de cada um!!!).
Quando o doce estiver pronto, colocar nos frascos esterilizados, tapar enquanto quentes (para diminuir a proliferação bacteriana) e colocar os frascos ao contrário (o que cria um "vácuo natural" que ajuda a conservar o doce).

Nota: O facto de se reduzir a quantidade de açúcar, diminui também o tempo de conservação da compota, uma vez que é o açúcar o responsável pela conservação. Daí que esta deva ser guardada no frigorífico. Se quiserem uma receita de compota que aguente mais tempo, terão de aumentar bastante a quantidade de açúcar.

3 comentários:

  1. Há que anos que não faço compota de morango! A tua ficou com uma cor linda e todo o cenário está fantástico! E as mini paletes são um máximo! Cá na ilha não há De Borla (por um lado ainda bem!) por isso aproveito sempre nas férias para lá ir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oh, Sandrine! Muito obrigado pela referência, sabes bem que não era preciso. :) Uma das muitas coisas boas de ter um blog é mesmo isso, podermos conhecer pessoas que partilham os mesmos gostos e paixões que nós e no que diz respeito à fotografia... como eu te entendo! E estas ficaram lindas. Essa compota deve ser maravilhosa!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que nao era preciso mas eu quis fazer. Obrigada pelo apoio que dás!!! Bj

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)