Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2017

Cobertura de buttercream de baunilha para fazer rosas

Esta semana não houve tempo para novos posts mas, por aqui, vão sempre havendo novidades... 
No feriado passado uma amiga pediu para eu decorar o bolo de anos da sua filhota (sim, com a quantidade de testes que tinha para ver e as avaliações para preparar, não me podia comprometer a fazer um bolo de raiz!!!).
Ela sabia o que queria, um bolo com a decoração semelhante a um que fiz para um dos meus aniversários mas com buttercream de baunilha. Assim, depois do bolo feito (bolo de chocolate) eu só tive de o decorar!!! :)




Ficou tãooo lindo!!!
Depois de verem o bolo várias pessoas me abordaram acerca de como fazer o creme e as rosas por isso aqui ficam as dicas!!! 
Beijinhos!!! ❤

Buttercream de baunilha
400g de açúcar em pó (icing sugar), peneirado
725g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
4 c.(sopa) de leite gordo
4 pacotes de açúcar baunilhado (mas podem usar 1 vagem de baunilha, raspada, para um sabor mais intenso)
Corante rosa em gel (Vahiné)

Preparação:
Bater o açúcar, a manteiga e o açúcar baunilhado durante 8 minutos na vel. 3,5. Passado esse tempo com a vel. 3 ligada, juntar a pouco e pouco o leite e as gotas de corante até obter a cor desejada. 
Bater até cobertura estar bem misturada, leve e fofa (NOTA: este passo exige que observem bem o creme pois existem vários fazer que podem fazer a diferença, incluindo a temperatura dos ingredientes. No meu caso ainda precisei de deixar o creme a bater uns bons minutos). 
Barrar as laterais e o topo com o creme de baunilha e com a ajuda de um saco pasteleiro com bico frisado, formar as rosas.
Comecei na lateral, fiz uma primeira rosa, começando do interior e em movimentos lentos e circulares para fora... ao lado desta fiz outra... e outra... até preencher toda a lateral do bolo. Só depois passei para o topo do bolo onde fui fazendo as rosas (sempre de dentro para fora). 
No final, com o resto de creme que ainda tinha, fui preenchendo algum espaço vazio que ía vendo "et voilá"!
Depois das rosas estarem todas prontas, colocar no frigorífico até servir.

3 comentários:

  1. Maravilhosa postagem! Muito bonita esta decoração.

    Beijo. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma decoraçao 5* mt bonita bjs e boas festas

    ResponderEliminar
  3. Ui, tenho de experimentar nos meus anos.
    Esse bolo é a minha cara.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/empadao-de-hamburguer-2.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)