Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Néctar de maçã [homemade]

Agora que, na quinta dos pais da outra Ginja, terminaram os pêssegos eis que começam a amadurecer as maçãs. Não sei ao certo a variedade das macieira que têm na quinta ( mas parece-me Fuji ou semelhante) mas a minha sei que é Bravo de Esmolfe pois fui eu que a escolhi!!!
A nossa árvore, ainda de pequeno porte, tem tanta maçã que tivemos de colocar um "suporte" para que um dos ramos não partisse com o peso. 
Uma coisa é certa, fruta mais biológica do que esta não deve haver pois para além de uma rega de quando em vez, não lhe colocamos mais nada.
Perante tanta maçã biológica e como faço os possíveis para não deixar estragar comida, comecei a pensar nas receitas a fazer com maçã. A primeira coisa em que pensei, e talvez porque andamos "viciados" neles, foi  em fazer mais um néctar.
Fica um néctar espesso sem corantes nem conservantes (e no meu caso sem adição de açúcares!!!) e com toda a riqueza nutricional da maçã.





Para aumentar o tempo de conservação do néctar, para além de, usar frascos de vidro com tampa metálica previamente esterilizados, opto por cozer a fruta.
Eu não acrescentei açúcar ou qualquer outro adoçante mas quem preferir poderá fazê-lo.
Digam lá que não ficam um mimo?!? E antes que perguntem, a caixa é da DeBORLA!!! ❤

Ingredientes:
500g de maçãs (descascadas e sem caroços)
700g água
Gotas de limão q.b.

Preparação Bimby:
Lavar, descascar, retirar os caroços e cortar as maçãs em pedaços, regar com as gotas de limão e reservar;
Colocar no copo da Bimby e adicionar a mesma quantidade de água (se desejar um néctar menos espesso deverá aumentar a quantidade de água) e programar 20 min/ 100ºC/vel 1; 
Se achar necessário colocar o açúcar ou outro adoçante a gosto e ir, progressivamente da vel 5 até à vel 7. 
Verter para os frascos de vidro, previamente esterilizados, colocar as tampas e inverter os frascos deixando arrefecer assim (este procedimento permite criar vácuo e aumentar o tempo de vida do produto). 
Quando frio, colocar no frigorífico até servir. 

Preparação Tradicional:
Lavar, descascar, retirar os caroços e cortar as maçãs em pedaços, regar com as gotas de limão e reservar;
Colocar num tacho e adicionar a mesma quantidade de água (se desejar um néctar menos espesso deverá aumentar a quantidade de água) e deixar cozer durante uns 15-20 minutos; 
Se achar necessário colocar o açúcar ou outro adoçante a gosto e, com uma varinha mágica, triturar até obter um sumo mais ou menos homogéneo. 
Verter para os frascos de vidro, previamente esterilizados, colocar as tampas e inverter os frascos deixando arrefecer assim (este procedimento permite criar vácuo e aumentar o tempo de vida do produto). 
Quando frio, colocar no frigorífico até servir.

2 comentários:

  1. Aqui uma coisa que nunca fiz, caseiro deve ser tão bom!!
    Adorei a ideia.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz néctar em casa, mas me parece ser bem fácil. O néctar de maçã é um dos meus favoritos! Feito em casa é melhor ainda não é? :) Gostei da tua dica!
    Grande beijo

    www.homemadeflavors.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)